
Os portugueses no último dia dos Europeus em terras filandesas
Foi no último dia de Campeonatos que “A Portuguesa” conquistou o direito de tocar no Event Park de Helsínquia, por intermédio de Dulce Félix, atleta que participou, em conjunto com Ana Dias e Leonor Carneiro, na final dos 10.000 metros femininos.
Uma corrida lançada em ritmos lentos Dulce Félix e Ana Dias posicionaram-se no dianteira do grupo de participantes, que seguia perfilado, com Leonor Carneiro a manter-se a meia distância entre a frente e a traseira.
É a seis voltas do fim que o destino da corrida se define e a medalha de ouro ficava mais perto, passo a passo, do pescoço da portuguesa. Dulce lança-se na corrida deixando todas as suas adversárias para trás, de forma irremediável, chegando a ter cerca de 100 metros de vantagem sobre o grupo que a perseguia.
Dulce Félix concluiu em 31.44,75, vencendo a dupla légua e arrecadando o ouro para Portugal. A capitã Ana Dias, que ainda andou na frente da corrida, impondo por várias vezes o ritmo, acabou por descolar do grupo da frente quando já tinham sido vencidos 6.000 metros de corrida e termina na 7ª posição com 32,35.82. Leonor Carneiro, concluiu na 10ª posição com 33,05.92.
A abrir a última jornada da edição de 2012 dos Campeonatos da Europa de Atletismo, no que diz respeito às cores nacionais, estiveram João Almeia e Rasul Dabó nas meias-finais dos 110 metros barreiras.
João Almeia foi o primeiro dos dois portugueses a entrar em competição, participando na 2ª de um total de 3 meias-finais, sendo a pista 4 aquela que lhe calhou no sorteio. Um apuramento apertado garantido apenas aos primeiros 2 de cada meia-final e aos 2 melhores tempos dos não apurados por lugar, a tarefa de passar à final da disciplina era muito difícil para qualquer um dos portugueses.
110 metros e 10 barreiras depois do tiro de partida, João Almeida termina a eliminatória na 4ª posição com uns impressionantes 13,56 (v -1.1), batendo o Recorde de Portugal que era pertença de Luís Sá, e alcançando os mínimos B de participação para os Jogos Olímpicos de Londres.
João Almeida sucede a seu pai, Pedro Almeida, como Recordista de Portugal dos 110 metros barreiras. Recordamos que Pedro Almeida foi Recordista de Portugal dos 110 metros barreiras de 30 de Julho de 1961 a 17 de Agosto de 1968, tendo batido por 3 vezes o Recorde de Portugal da disciplina.
"Foi uma promessa cumprida, o que é difícil numa estreia em grandes competições como é este Europeu"
“Em condições ideais, posso fazer menos. Com essas condições e sem o erro que hoje cometi - ao sair da sexta ou sétima barreira, desequilibrei-me um pouco, é o suficiente para perder um ou dois centésimos",
Rasul Dabó foi 7º na sua eliminatória com o registo de 13,73, o 19º tempo de entre os participantes.
“Estou desiludido, queria melhorar a minha marca. Mas haverá mais oportunidades”, referiu o atleta.
Ricardo Monteiro, Dany Gonçalves, Diogo Antunes e Yazaldes Nacimento constituiram a equipa portuguesa de 4X100 metros que alinhou na final da disciplina, na pista 1. A equipa lusa terminou na 6ª posição com o registo de 39,96.
Noutra das finais desta tarde participou Hélio Gomes, desta feita na final dos 1500 metros masculinos. Nesta que foi a competição estreia para o português, no que diz respeito aos Campeonatos da Europa, a corrida foi lançada num ritmo bastante lento o que fez com que o grupo de participantes seguisse compacto, provocando inclusivamente a queda de diversos atletas.
É nos últimos 200 metros de prova que tudo se decide e, com uma ponta final irrepreensível, o atleta português chega pelo exterior e concluí na 4ª posição com 3,46.50.
A última final da tarde com participação lusa foi a prova de salto em comprimento masculino com a participação de Marcos Chuva. O atleta Português abriu o concurso com um ensaio nulo para depois pular 7,90 metros alcançando ao terceiro ensaio o registo de 7,92 metros, a melhor marca do atleta durante o concurso e que lhe valeu a 7ª posição. No decorrer do concurso Marcos Chuva conseguiu ainda os resultados de 7,44 metros e 7,84 metros.
A edição de 2012 dos Campeonatos da Europa de Atletismo terminaram hoje, em Helsínquia – Finlândia – a próxima grande competição espera os atletas lusos, os Jogos Olímpicos de Londres estão cada vez mais próximos.